pra que serve o "arte educador"?

domingo, 22 de junho de 2008 5 comentários
pra que serve o "arte educador" afinal?

divertir? ensinar? motivar? distrair?

As vezes me pergunto sobre a existência da arte na escola.
será que ela é mesmo útil?
se houvesse um retorno de interesse igual ao que aplicamos nas aulas, esses questionamentos não iriam existir, mais o retorno quase nunca existe. não por parte dos alunos, afinal eles estão dispostos a aprender, mais dentro de casa e da escola, a arte sofre um "preconceito", e não é incentivada pelas "autoridades".

Eu vejo muitas vezes um "Q" de sarcasmo nos comentários a cerca da disciplina, quando se querer medir importância, a disciplina de artes não pesa um tostão, mais todos na escola insistem dizer que ela é muitisisssimo importante...
sempre existem comentários chulos por parte de professores, alunos, colegas, secretários... e por ai vai, é certo que a maioria dos comentários são feitos por pura ignorância a respeito, muitas vezes, os comentários são ingénuos, até quando as pessoas querem exaltar, ou querem de verdade "falar bem", ou dar alguma ideia, se percebe claramente que a maioria das pessoas.. inclusive da família.. não entende bulufas do que está falando.

A verdade é que as pessoas não conhecem a arte, as pessoas não entendem a arte. porque que elas iriam entender os artistas?

Eu acho muito engraçado quando vejo comentários sobre artes, tanto dentro como fora da escola, quase sempre as pessoas estão dizendo: hum... que legal neh?! ou hooo.. olha aquele negocio, como é bonito...
na verdade elas querem dizer: que diabo é isso? e porque é mesmo que esse negocio é importante? como é que esse doido consegue pensar (fazer) um negocio desses?

ai é que eu me respondo: meu Deus. com a arte é importante para essa escola.

quem dera eu tivesse tido aulas ou incentivos para a arte desde cedo, quantas coisas eu já não poderia ter vivido e conhecido. se eles soubessem como os olhos mudam. como a mente muda... visão, audição... enfim, tudo aquilo que as pessoas não estão entendendo (vendo), tudo aquilo por quem as pessoas estão passando despercebidas... estaria a sua disposição.

não me importo mais com os comentários "no sense" das pessoas sobre a disciplina, me importo agora como eu devo guiar os alunos, para que eles possam ter no final das series um aparato
artístico realmente importante, significativo, não para que ele se torne um grande apreciador sofisticado de artes, mais que ao mínimo não seja um completo analfabeto artístico como os que nos cercam.

ai quem sabe um destes nosso alunos não se torne secretário da educação ou da cultura sei lá, e invista maciço na arte e cultura do estado.. ou no mínimo no município, mais que ele entenda que a arte não pode ficar parada e estacionada.. muito menos pode ter endereços, que ela não fica numa praça.. não fica numa centro de qualquer coisa. ela fica na casa de cada um, dentro de seu bolso, na mochila, na mente, no pátio, etc... ai sim, o esforço vai ter valido a a pena...

5 comentários:

  • Márcia Tomobe disse...

    Olá!

    Agradeço muito a recomendação do meu blog. O seu é ótimo também! Na verdade eu sempre estimulo meus alunos à pensar a Arte, embora cheguem muito condicionados á minha sala e inicialmente assustados com as propostas. Procuro inovar sempre até quando não tiver mais gás! e Deus queira que a minha mente sempre fervilhe de idéias! Vou postar aulas mais recentes. Por conta da correria ainda não postei, mas em breve novíssimas produções dos alunos e muita ousadia! Beijos!!!

468x60

testee

tempo. pra que?

 

©Copyright 2011 Aula Psicodélica | TNB