Plano de aula_ 2º semestre
6º serie/ 7º ano
1. Agosto: Folclore_ dia 22
1.1. Objetivos:
Identificar e reconhecer elementos do folclore brasileiro;
Através de pesquisas, descobrir elementos do folclore piauiense;
Estudar a história das varias formas do folclore;
Esclarecer suas origens;
1.2. Conteúdo:
Diferenciar manifestações folclóricas brasileiras, como dança, culinária, simpatia e artesanato;
Conhecer a historia do: bumba-meu-boi, Zabelê, Num-se-pode, cabeça de cuia, etc...
1.3. Atividades:
Brincadeiras folclóricas;
Tradição da família;
(5º serie) Trazer elementos do folclore piauiense e formar um painel, apresentado em seminário;
(6º serie) Dividir-se em grupos, e cada um representar uma forma de folclore a sua escolha, (teatro).
2. Setembro: Escultura
2.1. Objetivos:
Aprimorar os conhecimentos em relação a materiais para produção tridimensional;
Apreender processos de pesquisa e produção artística;
Dominar procedimentos de produção tridimensional;
Diferenciar: Esculpir, Modelar, Construir, moldar;
2.2. Conteúdo:
Apreciação de obras de arte
Desenho de observação
Procedimentos escultóricos
Reflexão sobre escultura abstrata e figurativa;
2.3.Atividades:
Esculpir em materiais alternativos como sabão, batata... Etc;
Visita ao poty velho;
Modelar em argila;
3. Outubro: Mosaico
3.1: Objetivos:
Identificar, conhecer e construir;
Saber usar elementos diferentes e alternativos tais como pedra, sementes, retalhos, botões, etc;
Promover a integração dos temas, trabalhando com materiais recicláveis;
Propor pesquisas sobre cidadania, reciclagem e meio ambientes;
3.2. Conteúdo:
Conhecer as etapas do mosaico;
O mosaico no Brasil;
O mosaico como arquitetura;
3.3. Atividades:
Confecção de mosaicos com grãos, EVA, papel, casca de ovo, pedras...
Confeccionar moldura para os cadernos, lápis, e para o quadro;
4. Novembro: Cinema/ fotografia
4.1. Objetivos:
Conhecer a historia do cinema;
Entender os elementos do cinema;
Pesquisar sobre o cinema brasileiro e piauiense;
4.2. Conteúdo:
O cinema como a sétima arte;
Da fotografia ao cinema;
Principais pensadores brasileiros e piauienses;
Como funciona a maquina, desde a historia a produção;
4.3. Atividades:
Assistirem filmes;
Em revistas, apreciarem fotografias;
Produzir fotografia arte;
A partir das fotografias, produzir uma fotonovela;
5º série/ 6º ano
1. Agosto: Folclore_ dia 22
1.1. Objetivos:
Identificar e reconhecer elementos do folclore brasileiro;
Através de pesquisas, descobrir elementos do folclore piauiense;
Estudar a história das varias formas do folclore;
Esclarecer suas origens;
1.2. Conteúdo:
Diferenciar manifestações folclóricas brasileiras, como dança, culinária, simpatia e artesanato;
Conhecer a historia do: bumba-meu-boi, Zabelê, Num-se-pode, cabeça de cuia, etc...
1.3. Atividades:
Brincadeiras folclóricas;
Tradição da família;
(5º serie) Trazer elementos do folclore piauiense e formar um painel, apresentado em seminário;
2. Setembro: Ampliação e Redução
2.1. Objetivos:
Organizar, traçar e transportar modelos em processos de reprodução, redução e ampliação
aplicar noções matemáticas nos desenhos
Desenvolver o raciocínio com relação a letras e numeros
2.2. Conteúdo:
Apresentação das técnicas de reprodução, ampliação e redução
Desenho de observação
usar o quadriculado como escala
Ampliando detalhes numa obra de arte
2.3.Atividades:
Aplicação das técnicas de reprodução e ampliação no caderno
Reproduzir através da técnica de ampliação, desenhos em cartolina
3. Outubro: Simetria e Assimetria
3.1: Objetivos:
observar, reconhecer, nomear e aplicar a simetria e a assimetria
agrupar, construir e interpretar imagens usando o tangram
3.2. Conteúdo:
Classificação dos objetos segundo sua forma (simétrico ou assimétrico)
Simetria real ou bilateral e simetria radial
Exemplo de simetria nos objetos, monumentos, pintura e escultura
Etapas para a construção do tangram circular e do tangram quadrado
3.3. Atividades:
pesquisa e desenhos de objetos simétricos e assimetricos
Confeccionar objetos com papel
contrução de tangram circular e quadrado
4. Novembro: Cinema/ fotografia
4.1. Objetivos:
Conhecer a historia do cinema;
Entender os elementos do cinema;
Pesquisar sobre o cinema brasileiro e piauiense;
4.2. Conteúdo:
O cinema como a sétima arte;
Da fotografia ao cinema;
Principais pensadores brasileiros e piauienses;
Como funciona a maquina, desde a historia a produção;
4.3. Atividades:
Assistirem filmes;
Em revistas, apreciarem fotografias;
Produzir fotografia arte;
A partir das fotografias, produzir uma fotonovela;
0 comentários:
Postar um comentário