significado da imagem

domingo, 9 de março de 2008 0 comentários
Significado da imagem

Existem várias pesquisas sobre as preferências que os indivíduos e as diferentes culturas e sociedades manifestam por determinadas cores. Essas pesquisas mostram que os costumes sociais e o clima influenciam a escolha das cores. Determinadas culturas diferenciam as cores utilizadas nas vestimentas das pessoas mais idosas ou mais jovens; nas vestimentas dos homens e das mulheres;
As cores estão imbuídas de certos significados que indiscutivelmente acompanham o ser humano desde os tempos mais remotos e podem proporcionar de maneira bastante particular determinadas reações, influindo no gostar ou não gostar de algo, amedrontar, alegrar ou entristecer.
Alguns significados estão historicamente associados às cores:

ü Vermelho: perigo, sangue, sinal de parada, calor, movimento, paixão, esplendor...
ü Amarelo: luz, sol, alerta, terra...
ü Azul: frio, céu, mar, serenidade...
ü Verde: folhagem, natureza, mata, esperança...
ü Roxo: igreja, morte, mistério, bruxa...
ü Branco: casamento, paz, batismo, nuvens, limpeza, hospital, inocência...
ü Preto: morte, luto, pessimismo, tristeza...

Em todas as épocas e locais, os grupos e sociedades sempre possuíram seus próprios códigos (visuais, gestuais ou verbais). Entre os códigos visuais, a cor apresenta muitas vezes um certo aspecto mágico.





Atividade

Forme uma dupla e junto com o colega realizem uma pesquisa em casa, no bairro ou na escola sobre o significado, para diferentes pessoas, das cores relacionadas a baixo. Ao lado de cada cor, registrem por escrito as respostas obtidas.

Azul Vermelho
Amarelo Laranja
Roxo Verde
Marrom Vinho

A seguir, pesquisem em revistas imagens coloridas que se pareça com o resultado obtido em cada cor e cole no seu caderno de desenho.


Atividade

Escolha uma cor e crie uma composição usando a cor escolhida como tema.
Se for verde, pode ser uma mata, um parque... Se for azul pode ser uma praia, um lago..._________________________________________________________________________

0 comentários:

468x60

testee

tempo. pra que?

 

©Copyright 2011 Aula Psicodélica | TNB