Estudo linha e ponto:
A arte linear é a arte com linhas que formam composições figurativas ou abstratas.
As linhas, assim como os pontos, são o inicio de qualquer composição seja ela qual for. Antes das cores, das formas, existe a linha e os pontos.
Existem vários tipos de linhas. Entre elas as linhas retas, curvas, mistas... Cada uma passa uma sensação diferente. A linha pode ser expressa:
a) Na posição horizontal, dando-nos a idéia de descanso, paz;
b) Na posição vertical, lembrando vida, ação, altura;
c) Na posição inclinada, expressando movimento, instabilidade;
d) Na posição curva ela pode expressar alegria, animação;
Linha reta / linha curva / linha mista /
O ponto é a linha parada e a linha é um ponto que andou.
Com o objetivo de reconhecer a linha como ponto em movimento, as crianças, no quarto encontro, ouviram uma história ilustrada em mural com desenhos criados simultaneamente ao relato oral. A história “O nascimento da linha[1]” não possui um texto fixo e foi contada mais ou menos assim:
“-Vamos fazer de conta que o ponto engordou e virou esta bolinha de gude... O menino jogou o ponto, que caiu no mar pegando uma carona com as ondas que subiam e desciam. Até que, num impulso, pegou um pé de vento que o fez voar até o sol. Como estava com muito calor, o ponto se jogou lá de cima e caiu numa cidade cheia de prédios muito altos. O ponto, então, caminhou por cima deles até que encontrou um coelho gigante e azul que o ensinou a pular. Ele pulou, pulou, foi e voltou pulando. Pulou até cansar. Aí se enrolou e rolou até o ponto final. Dormiu, e ponto”.
[1] Autoria da Profª Cláudia Souza de Holleben.
para saber mais sobre esse assunto eu recomendo: http://cfh.ufsc.br/~simpozio/megaestetica/estetica-das-formas/2283y184.htm
0 comentários:
Postar um comentário