Da figuração a abstração

quinta-feira, 5 de março de 2009 0 comentários

texto original, site da nova escola:

http://revistaescola.abril.com.br/online/planosdeaula/ensino-fundamental1/PlanoAula_280923.shtml


Tempo necessário
Quatro aulas // 2 semanas

Introdução

Na arte, a abstração é o processo que não resulta na representação de figuras, tais como, casas, pessoas, árvores, vasos, paisagens. As composições abstratas exploram as relações entre cores, texturas, gestos, formas geométricas, ritmos. As composições abstratas estão presentes, em nosso cotidiano, na arquitetura, nas embalagens, nas roupas, na mídia impressa.

Muitos artistas ao longo de seu percurso criador chegaram a abstração observando e trabalhando com elementos figurativos, tais como casas, flores, pessoas, instrumentos musicais. Este não é o único caminho para a abstração, mas é ele que será seguido para que os alunos experimentem esta possibilidade, ao mesmo tempo em que conhecerão a trajetória do artista Alfredo Volpi que iniciou sua carreira fazendo pinturas de observação ao ar livre e no final de sua vida trabalhava com economia de formas e cores.

A seqüência de atividades consiste em alguns momentos decisivos da obra do artista italiano naturalizado brasileiro e vão transformar seus desenhos de observação em composições abstratas, ou quase abstratas, em que a cor e as formas são mais importantes que o tema.


http://www.galeriabergamin.com.br/atraves/volpipp.jpg


Objetivos
Depois dessa seqüência de atividades, espera-se que os alunos estejam aptos a:
a) Identificar, reconhecer e valorizar manifestação artísticas não figurativas.
b) Experimentar um processo artístico que parte da figuração para a abstração.
c) Conhecer as transformações na trajetória de um artista e entrar em contato com o conceito de percurso criador.

Materiais necessários
Lápis de cor e giz de cera
Cartolina branca
Organização da sala

Desenvolvimento das atividades


Discussão sobre a obra de Alfredo Volpi: sala em 'U' ou em roda

Atividade 1
Na primeira aula, apresente aos alunos a proposta de trabalho e seus objetivos, apresentando os materiais que serão pesquisados durante os estudos: livros sobre Volpi, imagens presentes em nosso cotidiano impressas em livros, revistas e embalagens. Peça que observem ao redor e identifiquem os locais em que as formas geométricas aparecem.
Distribua os materiais e proponha que os alunos identifiquem figuras geométricas em revistas, camisetas, embalagens de produtos, roupas. Questione sobre como foi possível chegar nestas imagens e conte que irão estudar a trajetória de um artista que nos revela este processo de simplificação, além de experimentarem este mesmo processo. Lance um desafio aos alunos até a próxima aula: observar os lugares em que aparecem formas geométricas - triângulo, quadrado, retângulo, pentágono, losango - e quais são mais freqüentes, porque aparecem nestes lugares.

Atividade 2
Organize uma caminhada ao redor da escola para que os alunos façam um estudo das casas da vizinhança. Entregue lápis grafite e uma tira de cartolina dobrada como uma sanfona para que registrem por meio do desenho de observação algumas casas e prédios que chamaram mais a atenção. Ressalte que os detalhes são muito importantes, pois a partir deles terão mais elementos para trabalhar a atividade seguinte.
Apresente os registros realizados em um mural para que os alunos observem a diversidade de detalhes arquitetônicos, formatos de portas, janelas, telhados, colunas e troquem repertório.

Atividade 3
Leve aos alunos algumas reproduções de pinturas de Alfredo Volpi. Selecione trabalhos de deferentes momentos da trajetória do artista, desde as pinturas realizadas junto ao Grupo Santa Helena, quando pintava ao ar livre, passando por suas primeiras descobertas de simplificação das figuras até os trabalhos mais geométricos. Propor que os alunos coloquem as imagens em ordem cronológica, da mais antiga a mais atual pode ser um bom exercício de análise das transformações no percurso do artista.
A biografia de Volpi e algumas reproduções de suas obras podem ser encontradas nos seguintes sites:
http://www.uol.com.br/bienal/24bienal/nuh/pnuhvolpi02d.htm

http://www.dialdata.com.br/casadasrosas/mario/volpi.htm

http://petite-galerie.ong.org/artistas/aVolpi/alfredoVolpi00.html

http://www.artbr.com.br/casa/biografias/volpi/index.html

Enfatize, ao mostrar a obra de Volpi, o uso que o artista fazia de linhas horizontais e verticais e formas geométricas. Identifique com os alunos as figuras que estão em primeiro plano e as que estão no fundo, bem como as cores claras e as cores escuras. Mostre, sempre estimulando a observação dos alunos, o caminho percorrido pelo artista, a transformação dos elementos das casas em figuras geométricas. Nas obras do artista identifique com os alunos as características levantadas na discussão da primeira aula - as cores, as formas, as composições.

Atividade 4
Proponha aos alunos que transformarem seus desenhos de observação de casas simplificando e geometrizando as figuras para construir fachadas planas. Eles podem utilizar tanto as próprias casas desenhadas como a dos colegas. Trabalhar com a cor neste momento da proposta é muito importante, para que articulem aspectos de construção com formas geométricas e a composição com cores.
Pedir que façam esta transposição em um papel maior, utilizando lápis de cor e giz de cera ajuda a raciocinar com a cor ao invés de com a linha.

Avaliação
É significativo lembrar que o importante deste estudo é apreender e compreender o processo de abstração através da simplificação das figuras, por isto a avaliação deve ser guiada pela manutenção dos conceitos envolvidos na seqüência.

- Verifique se o aluno é capaz de realizar a transformação dos elementos das casas em figuras geométricas.
- Verifique a capacidade do aluno relacionar os elementos da discussão na obra do artista e perceber o processo de abstração desenvolvido por ele.

Contextualização
Antes de estabelecer o processo de discussão em sala é muito importante que o professor prepare o seu material para a aula. Durante as aulas, aproveite o conhecimento que o aluno já possui para desenvolver a construção dos novos conceitos.


Aprofundamento do conteúdo
Outra seqüência pode ser elaborada, como complementar a esta, com foco na pintura. Os alunos podem fabricar a têmpera, procedimento marcante no trabalho deste artista, observar como ele fazia as pinceladas, comparar com outros pintores.

Realize uma exposição dos trabalhos dos alunos, demostrando o processo ao restante da escola. Os próprios autores dos trabalhos ficam responsáveis por explicar suas criações. O conceito de abstração pode ser ampliado com o estudo de outros artistas como Piet Mondriam, Kandinski, Lygia Clark, Amílcar de Castro, Cicero Dias, Ivan Serpa e Waldemar Cordeiro. Visitar instituições culturais vão ajudar as crianças a concretizar ainda mais o que estudaram e manter um contato direto com a arte.


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