texto: ser humano, cor e criação

domingo, 9 de março de 2008 0 comentários
Texto: Ser humano, cor e criação.

Quantas cores existem? Uma infinidade não é mesmo? Por meio das cores-pigmento milhares de tonalidades são criadas. Os artistas classificam a cor-pigmento de acordo com o matiz e o tom.
Tom é a cor que descrevemos como primárias, secundárias ou terciária. Cada uma delas pode ser clareada ou escurecida para que obtenham d
iferentes matizes; assim, os matizes podem mudar do escuro para o claro, muito lentamente, criando efeitos suaves de cor e brilho.
São aceitas como cores primarias (ou básicas, ou ainda originais) o amarelo, o vermelho e o azul, chamam-se cores secundárias (ou complementares) a
s que se originam da mistura das cores primarias, são elas o laranja, o verde e o roxo.

Cores Primárias


Vermelho Amarelo
Azul



Cores Secundárias


Laranja Verde
Roxo


Atividade:
Desenhar no caderno de desenho, o circulo cromático com as cores primarias e secundarias.


Cores quente e frias

QUENTES

Amarelo_vermelho_
laranja


























FRIAS

Azul_Roxo_
Verde














Teoria das Cores

por Alcode


Ao olhar para o fuso cromático (figura roda de cores), veremos todo o espectro de cores visíveis, que vão do amarelo ao lilás e todas as variações possíveis que se encontram no caminho (roda de cores).

A partir daqui poderemos definir as três cores primárias: Amarelo, Azul e Vermelho. Mas alguém pode perguntar: Mas não é o sistema RGB da televisão? Ou ainda: E o sistema CMYK do meu photoshop? Sim, eles são padõres um pouco diferentes mas que também partem do mesmo princípio das três cores primarias! Essas são consideradas primárias pelo simples fato de que através dessas cores se consegue todas as outras (figura cores primarias01).
Coincidentemente, a disposição das cores na roda de cores é a mesma usada para os programas gráficos, por convenção.

As cores primárias são muito puras, apresentam-se na sua maior intensidade, na verdade esse é o meio caminho para os tons mais frios e mais quentes que cada cor possui!

Como podemos colorir um desenho usando apenas três cores? Misturando-as! Vamos misturar partes iguais dessas cores, o resultado pode ser conferido
n a figura abaixo:

O que acontece se misturar o amarelo com o azul? Vai resultar no verde
O que acontece se misturar o azul e o vermelho? Vai resultar no lilás
O que acontece se misturar o vermelho e o amarelo? Vai resultar no laranja

Certo, agora temos seis cores. Seis cores? Temos muito mais, se usarmos por exemplo, mais amarelo que azul, teremos uma amarelo com um pequeno toque de azul, se quisermos fazer um azul esverdeado, como fazemos? Misturamos uma quantidade maior de azul do que amarelo ! Percebam que as cores vão estar sempre se misturando para criar novas cores! Possivelmente essa segunda imagem esteja ainda mais parecida com o fuso de cores do seu programa gráfico.

Como já temos uma grande variedade de cores já podemos começar a pintar algo praticamente? Ainda não. Ainda falta um pouco mais de teoria! Falta falarmos mais da complementaridade entre elas!!

O que é uma cor complementar? Como o nome sugere, ela é a cor que complementa a sua adjacente, ou seja, ela vai fazer com que o fuso cromático ganhe ainda mais tons para podermos criar um numero ainda maior de cores. Cabe aqui a sensibilidade do artista definir qual cor e com qual intensidade de valor para obter o resultado desejado! Qual a cor complementar das cores primarias? Uma boa dica sobre isso, seria dizer que a cor complementar é a que está na posição exatamente oposta da cor que queremos complementar! Então qual a cor complementar do amarelo? Se na figura ao lado traçarmos uma linha reta do amarelo para baixo, tal linha vai acabar no papel em branco, porque lá não tem cor alguma A resposta está na figura das cores secundárias: o laranja, o lilás e o verde! Então a cor complementar do amarelo é o lilás! A cor complementar do azul é o laranja e a cor complementar do vermelho é o verde! Chegamos a conclusão que uma cor complementar é exatamente a mistura das cores restantes do fuso cromático. Então como é possível encontrar uma cor complementar de uma cor secundária? Simples, qual a cor complementar do lilás: o amarelo!

Ainda falta falar do branco e do preto! Se a sua mídia for aquarela, sabe-se que quase não se usa o branco, salvo exceções. O branco da aquarela ficar por conta da cor clara do papel, o que já é mais que suficiente para atribuir brilho e luminosidade ao trabalho! O branco serve principalmente para clarear (ou esfriar) os tons a que é adicionado. Quanto mais luz tiver na cena, mais branco será usado, em técnicas como guache, acrílico e óleo, é a cor mais usada, justamente por isso vem em tubos maiores! Já o preto, que nada mais é que uma mistura perfeita das três cores primárias, é usado para escurecer ou esfriar partes da pintura.

Com toda essa informação já se pode começar a pintar a vontade. Dá próxima vez que olhar uma pintura pronta, olhe como o artista resolveu seus problemas de luz e sombra, cor, tons, complementaridade. Vai ver que eles usam tons frios para cenas mais escuras e tons quentes para cenas mais claras, criando uma atmosfera muito rica em cores e valores tonais



0 comentários:

468x60

testee

tempo. pra que?

 

©Copyright 2011 Aula Psicodélica | TNB