Quantas cores existem? Uma infinidade não é mesmo? Por meio das cores-pigmento milhares de tonalidades são criadas. Os artistas classificam a cor-pigmento de acordo com o matiz e o tom.
Tom é a cor que descrevemos como primárias, secundárias ou terciária. Cada uma delas pode ser clareada ou escurecida para que obtenham diferentes matizes; assim, os matizes podem mudar do escuro para o claro, muito lentamente, criando efeitos suaves de cor e brilho.
São aceitas como cores primarias (ou básicas, ou ainda originais) o amarelo, o vermelho e o azul, chamam-se cores secundárias (ou complementares) as que se originam da mistura das cores primarias, são elas o laranja, o verde e o roxo.
Cores Primárias
Vermelho Amarelo Azul
Cores Secundárias
Laranja Verde Roxo
Atividade:
Desenhar no caderno de desenho, o circulo cromático com as cores primarias e secundarias.
Cores quente e frias
QUENTES
Amarelo_vermelho_laranja
FRIAS
Azul_Roxo_Verde
Teoria das Cores
por Alcode
Ao olhar para o fuso cromático (figura roda de cores), veremos todo o espectro de cores visíveis, que vão do amarelo ao lilás e todas as variações possíveis que se encontram no caminho (roda de cores). Como já temos uma grande variedade de cores já podemos começar a pintar algo praticamente? Ainda não. Ainda falta um pouco mais de teoria! Falta falarmos mais da complementaridade entre elas!! O que é uma cor complementar? Como o nome sugere, ela é a cor que complementa a sua adjacente, ou seja, ela vai fazer com que o fuso cromático ganhe ainda mais tons para podermos criar um numero ainda maior de cores. Cabe aqui a sensibilidade do artista definir qual cor e com qual intensidade de valor para obter o resultado desejado! Qual a cor complementar das cores primarias? Uma boa dica sobre isso, seria dizer que a cor complementar é a que está na posição exatamente oposta da cor que queremos complementar! Então qual a cor complementar do amarelo? Se na figura ao lado Com toda essa informação já se pode começar a pintar a vontade. Dá próxima vez que olhar uma pintura pronta, olhe como o artista resolveu seus problemas de luz e sombra, cor, tons, complementaridade. Vai ver que eles usam tons frios para cenas mais escuras e tons quentes para cenas mais claras, criando uma atmosfera muito rica em cores e valores tonais
|
0 comentários:
Postar um comentário